Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura O ROMANCE POLICIAL DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO: COMO A BRIGA PELA BRASIL TELECOM EXPÔS O VERDADEIRO BRASIL ATRAVÉS DA OPERAÇÃO SATIAGRAHA Anderson David Gomes dos Santos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
ResumoEste artigo utiliza o eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação para realizar a contextualização da Operação Satiagraha, realizada pela Polícia Federal em julho de 2008, que expôs as vísceras da política brasileira, com o envolvimento dos mais diversos grupos sociais. A Operação refletiu a briga pelo controle da empresa de telecomunicações Brasil Telecom, o que resgata o processo de privatização do setor, além das relações midiáticas com os grupos socioeconômicos que detêm o poder real no Brasil. Afinal, pouco se falou de concreto sobre o assunto e quando um único meio de comunicação voltou a veicular o nome do banqueiro Daniel Dantas (Opportunity), interligando-o ao “mensalão”, a organização midiática em questão foi ameaçada diretamente como uma das beneficiárias do problema que denunciava. Palavras-chave: Economia Pol. da Comunicação, Operação Satiagraha, Privatização das teles, Desinformação midiática |