Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.1467-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

ACEITA CARTÃO? UMA DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO DO CONSUMIDOR COM O CARTÃO DE CRÉDITO ATRAVÉS DO ESTUDO DAS COMUNIDADES ONLINE EM SITE DE REDES SOCIAIS.

Viviane Marinho Fernandes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo

A pesquisa a seguir detém sua atenção nas descrições das comunidades de redes sociais relacionadas ao tema cartão de crédito. Orientado pelo desafio de verificar o que essas comunidades dizem sobre a relação consumo e crédito, o estudo se apresenta como uma tentativa de captar, através das manifestações espontâneas dos consumidores, informações sobre o uso do cartão de crédito. Buscam-se possíveis interpretações sobre como a ferramenta financeira se encaixa nas atividades de consumo dos indivíduos. Um exercício que parte do discurso do consumidor, procurando reconhecer neste os usos do crédito para consumo.


Palavras-chave:  Consumo, Cartão de Crédito, Dinheiro, Comunidades online