Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.1482-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

A EMBALAGEM SEDUTORA NA GÔNDOLA DO SUPERMERCADO: UMA MÍDIA PARA ATRAIR E AGUÇAR O DESEJO DE CONSUMO NAS CRIANÇAS.

Admir Roberto Borges (universidade fumenc); Sergio Arreguy Soares (universidade fumec); Debora Persilva Soares (universidade fumec)

Resumo

A proposta deste artigo é mostrar a utilização da embalagem como recurso de comunicação persuasiva e motivadora da decisão de compra no público infantil. Nesse contexto, a gôndola do supermercado funciona como uma espécie de mídia, onde a exposição dos produtos é planejada para atrair a atenção e vender. Assim, a embalagem deixa de ser apenas uma proteção para se transformar em veículo, com mensagens impactantes. De acordo com os dados primários coletados, percebe-se que a criança consumidora faz suas escolhas influenciada pelos elementos visuais e a oferta de brindes. O estudo partiu de uma base teórica seguido da aplicação de pesquisa de dados primários, envolvendo pais e filhos, em conformidade com os critérios e a devida aprovação do CEP – Comitê de Ética de Pesquisa - da Universidade Fumec.


Palavras-chave:  embalagem, supermercado, sedução, criança, consumo