Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.1486-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

CULTURA POP: JUVENTUDE, CONSUMO E PÓS-MODERNIDADE

Quise Gonçalves Brito (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

A cultura pop, termo de uso corrente nos dias atuais, mas ainda carente de tratamento analítico no âmbito teórico, pode ser entendida, genericamente, com um fenômeno contemporâneo relacionado à produção, circulação e consumo de bens culturais. Nesta perspectiva, assume-se que ela está intimamente relacionada com as mídias, com a juventude enquanto categoria social, com o novo papel desempenhado pelas indústrias culturais na atualidade e com o fenômeno de mundialização da cultura, associado a uma condição pós-moderna. Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre o conceito de cultura pop e a partir daí estabelecer conexões com os temas acima propostos.


Palavras-chave:  Cultura-Pop, Mídia, Consumo, Juventude, Pós-modernidade