Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas CULTURA POP: JUVENTUDE, CONSUMO E PÓS-MODERNIDADE Quise Gonçalves Brito (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)
ResumoA cultura pop, termo de uso corrente nos dias atuais, mas ainda carente de tratamento analítico no âmbito teórico, pode ser entendida, genericamente, com um fenômeno contemporâneo relacionado à produção, circulação e consumo de bens culturais. Nesta perspectiva, assume-se que ela está intimamente relacionada com as mídias, com a juventude enquanto categoria social, com o novo papel desempenhado pelas indústrias culturais na atualidade e com o fenômeno de mundialização da cultura, associado a uma condição pós-moderna. Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexão sobre o conceito de cultura pop e a partir daí estabelecer conexões com os temas acima propostos.
Palavras-chave: Cultura-Pop, Mídia, Consumo, Juventude, Pós-modernidade |