IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda A INFLUÊNCIA DO ÍDOLO DO FUTEBOL NA (DES)CONSTRUÇÃO DE MARCAS: O CASO BRUNO Yuri Kepler Machado de Sousa E Silva (Universidade Positivo)
ResumoO presente artigo analisa, a partir de uma nova visão em que o futebol é entendido como espetáculo – o que o leva a ser um esporte de cunho abertamente capitalista –, o impacto que a imagem de ídolo do goleiro Bruno, e as marcas que ele representava, sofreram depois do caso policial envolvendo o atleta. O ídolo-herói torna-se um modelo para os que nele se inspiram, e é a necessidade que as pessoas têm de sentirem-se semelhantes a ele que motiva as marcas a vincularem seus nomes a uma pessoa que pode influenciar outras milhares. Por meio da análise de matérias publicadas nas revistas Veja e Época, é possível perceber também a força que a mídia tem de criar estes heróis e, quando convém, transformá-los em vilões. Palavras-chave: espetáculo, ídolo, Bruno, marcas, mídia |