Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem UM FENÔMENO SÓCIO-CULTURAL: POR QUE A PUBLICIDADE FALA TANTO SOBRE SUSTENTABILIDADE? Renata Barreto Malta (Universidade Metodista de São Paulo); Rodrigo Follis (Universidade Metodista de São Paulo)
ResumoEste artigo tem como objetivo entender de que forma o discurso publicitário utiliza de estratégias que associem a imagem da empresa, produto ou serviço anunciado a valores simbólicos que expressem imagens positivas e atitudes politicamente corretas. Para tanto, será realizada a análise de um vídeo de uma peça publicitária, deliberadamente selecionado. Como base teórica, faremos uso dos Estudos Culturais, centrando-nos no conceito de “Estrutura do Sentimento” de Raymond Williams. Mais especificamente, pretendemos demonstrar que a sustentabilidade do planeta é uma estrutura de sentimento que envolve grupos sociais e por isso, elemento discursivo da publicidade na atualidade. Através das análises, pretendemos demonstrar que as narrativas construídas pela publicidade vão diretamente ao encontro da lógica dominante na atual Sociedade. Palavras-chave: Publicidade, Consumo, Sociedade, Estudos Culturais, Sustentabilidade |