IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda CRIANÇA É GENTE GRANDE: DE COMERCIAIS NÃO DIRECIONADOS A ELAS À DECISÃO DE COMPRA FAMILIAR Priscila Marcellino Benfeita (Universidade Positivo); Jéssica Grieger (Universidade Positivo)
ResumoPor diversos motivos, cada vez mais crianças adentram a programação dos adultos e assistem a conteúdos não direcionados em primeira instância a elas. É neste contexto que o trabalho busca analisar, por meio de pesquisa qualitativa, a campanha de TV da Ford que teve início em 2006 – destinada ao público adulto –, para verificar quais elementos da propaganda atraem as crianças, como essa propaganda atinge o público infantil e como isso reflete na decisão de compra dos pais. Ao observar os resultados, percebe-se que as crianças têm muita influência dentro da família e, sabendo disso, publicitários e equipes de marketing tem feito uso de artimanhas para atingi-las, mesmo elas não sendo as consumidoras finais do produto. Palavras-chave: criança, consumo, propaganda, decisão de compra |