IJ: Intercom Júnior - Jornalismo QUALIDADE DA INFORMAÇÃO E PRESSUPOSTOS DE “VERDADE” NA CONSTRUÇÃO DE UMA CANDIDATURA À PRESIDÊNCIA: DISCURSO JORNALÍSTICO X DISCURSO PUBLICITÁRIO SOBRE DILMA ROUSSEFF João Paulo Dias Bandeira (Universidade Positivo)
ResumoO presente artigo procura pesquisar a relação do discurso jornalístico com o discurso publicitário. Procura-se confrontar o que dizem matérias de capa de algumas das revistas de maior circulação nacional sobre a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff com o conteúdo de algumas de suas peças de campanha política. Nossa análise se pauta em ler as duas formas textuais e concentrar-se em estudar os propósitos de cada mensagem: quais as principais diferenças entre o jornalismo, cujo pressuposto central de “verdade” é a informação, e a publicidade, com claros e explícitos objetivos persuasivos. Palavras-chave: propaganda política, jornalismo político, candidatura, Dilma Rousseff, HGPE |