Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1616-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

A REGULAÇÃO DA PUBLICIDADE INFANTIL: UMA ARENA DE DEBATES ENTRE AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E DO MERCADO

Ana Paula Bragaglia (Universidade Federal Fluminense); Adilson Cabral (Universidade Federal Fluminense); Ingrid Seabra (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

Este artigo se propõe a realizar uma análise da arena de debates em torno da regulação da publicidade infantil, a partir das organizações sociais e de mercado. As organizações sociais são compreendidas aqui como diferenciando-se das empresas (organizações e corporações comerciais), bem como do governo e parlamentares, visto que se referenciam desta forma em suas articulações e posicionamentos junto ao setor empresarial da cadeia publicitária. Por meio da pesquisa bibliográfica e documental busca-se compreender a publicidade dirigida à criança, o consumo do complexo sistema midiático no qual este público se insere e as argumentações que embasam os referidos debates. A pesquisa é um dos produtos do projeto “Publicidade e criança: diálogos possíveis sob o marco ético-legal”, em andamento desde 2010 (Edital PIBIC/CNPq de 2010-2011).


Palavras-chave:  publicidade infantil, sociedade civil, políticas de comunicação, regulação da publicidade, ética publicitária