Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT8.1619-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

COMUNICAÇÃO E POLÍTICA: ESPETÁCULO MIDIÁTICO E OS MEDIA TRAINING

Felipe Bonow Soares (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

este trabalho tem objetivo de refletir sobre a relação entre comunicação e política, pois os meios de comunicação de massa tem transformado a política em um espetáculo de sedução, no jornalismo e na publicidade (FERRÉS, 1998). Meios de comunicação e política estão diretamente envolvidos e mobilizam o público, encantam e despertam paixão. Marshall (2003) afirma que o processo de comunicação, no mundo pós-moderno, trata cada vez mais a informação como mercadoria. Este trabalho ainda tem o objetivo de analisar o trabalho e a importância dos profissionais que treinam candidatos para o contato com a mídia. Como estudante de Jornalismo, interessado nas práticas profissionais e sua relação com a sociedade, estou desenvolvendo um projeto inicial de pesquisa nesta área e esta é a reflexão exploratória que analisa o tema “Mídia e Política”.


Palavras-chave:  Jornalismo, Publicidade, Política, Espetáculo Midiático, Media Training