Intercom 2011
ResumoID:DT8-PC.1627-1


Área: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

ELEIÇÕES 2010 PARA O GOVERNO DA BAHIA: ANÁLISE QUANTITATIVA DOS ‘POSTS’ E COMENTÁRIOS NOS BLOGUES DOS CANDIDATOS

Marcus Antônio Assis Lima (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)

Resumo

Em um país no qual em torno de 34,8% do total da população possui acesso à internet, era de se supor que as ferramentas disponibilizadas pelas novas tecnologias, especialmente os blogues e as redes sociais, seriam amplamente utilizadas, não apenas pelos candidatos, mas por jornalistas, organizações do terceiro setor, indivíduos etc. A coleta dos dados dos blogues dos candidatos ao governo da Bahia, de blogues de jornalistas de Vitória da Conquista e do jornal “A Tarde” ocorreu durante o período de campanha eleitoral. Aqui, analisamos apenas os “posts” e comentários dos blogues dos candidatos. Descobriu-se que, do total de 1112 postagens, nos cinco blogues dos candidatos, 87% foram postados pelos próprios candidatos, sendo a maioria de elogios ao candidato ou à posição política que o mesmo ocupa.


Palavras-chave:  eleições 2010, blogues políticos, governo da Bahia