Intercom 2011
ResumoID:DT7-MC.1633-1


Área: DT 7 – GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina

UM CENÁRIO MIDIÁTICO PARA AS REPRESENTAÇÕES CULTURAIS DO MERCOSUL

Rodrigo Gabrioti de Lima (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação)

Resumo

Da gênese político-econômica ao estabelecimento de trocas culturais no sentido de representações identitárias. Essa é a proposta deste artigo, que é embrião para entender o Mercosul por outro contexto que não somente como Bloco Econômico de livre circulação de mercadorias, bens e serviços entre países sul-americanos. Esse processo de representação foi observado será buscado por meio de matérias dos cadernos de cultura veiculadas pelos sites de quatro jornais dos países fundadores do Bloco : Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, na semana de 28 de fevereiro de 2011 a 4 de março de 2011. Optou-se pelas versões que representam a visão das mídias selecionadas de cada pais na construção da imagem cultural dos demais parceiros fundadores do Mercosul que, em 2011, completa duas décadas de existência.


Palavras-chave:  América Latina, Cultura, Identidade, Mercosul