Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT1.1641-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

A 1ª CONFECOM NA PAUTA DO JORNAL DO COMMERCIO

Andressa Maria Amorim Anjos (Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo

Pelas teorias do jornalismo, profissionais inseridos no campo midiático devem trabalhar com isenção de modo a garantir pluralidade e diversidade de opiniões na sociedade. No entanto, o comportamento ético dos jornalistas encontra-se prejudicado pela realidade presente em muitas empresas de informação. As influências do setor político-econômico transformaram o sistema de comunicação brasileiro em megainvestimento. Diante disso, este artigo faz uma análise do discurso midiático a partir do jornal de maior circulação em Pernambuco. Na verdade, trata-se de um recorte da monografia de conclusão do curso de Jornalismo da Unicap em junho de 2011. Sob a orientação do Prof. Ms. Ricardo Mello, o estudo verificou, utilizando como objeto a 1ª Confecom, o espaço que a mídia reserva para levar ao debate público temas relativos à comunicação no País.


Palavras-chave:  Comunicação, Direito, Ética, 1ª Confecom, Jornal do Commercio