IJ: Intercom Júnior - Jornalismo A 1ª CONFECOM NA PAUTA DO JORNAL DO COMMERCIO Andressa Maria Amorim Anjos (Universidade Católica de Pernambuco)
ResumoPelas teorias do jornalismo, profissionais inseridos no campo midiático devem trabalhar com isenção de modo a garantir pluralidade e diversidade de opiniões na sociedade. No entanto, o comportamento ético dos jornalistas encontra-se prejudicado pela realidade presente em muitas empresas de informação. As influências do setor político-econômico transformaram o sistema de comunicação brasileiro em megainvestimento. Diante disso, este artigo faz uma análise do discurso midiático a partir do jornal de maior circulação em Pernambuco. Na verdade, trata-se de um recorte da monografia de conclusão do curso de Jornalismo da Unicap em junho de 2011. Sob a orientação do Prof. Ms. Ricardo Mello, o estudo verificou, utilizando como objeto a 1ª Confecom, o espaço que a mídia reserva para levar ao debate público temas relativos à comunicação no País. Palavras-chave: Comunicação, Direito, Ética, 1ª Confecom, Jornal do Commercio |