Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.1650-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

O CONSUMO DA MULHER NA PUBLICIDADE TURÍSTICA DESTINADA AO EXTERIOR

Analaura Corradi (Universidade da Amazonia); Luiza Elayne Azevedo Luíndia (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

A relação estabelecida via a publicidade, diz respeito ao impacto social, econômico e cultural do desenvolvimento do turismo de massa e suas implicações no cotidiano das sociedades, dos países de economias periféricas como o Brasil. Desconstrução desse universo da publicidade turística destinada principalmente ao exterior, apesar de estarmos no século XXI e do feminismo há uma carga de estereótipos, ditos populares e enfocando o Brasil como o país modelo exportador de turismo sexual com características paradisíacas de paisagens e de mulheres sensuais. Para tal estabelece um contundente paralelo analisando a publicidade Lune de Miel veiculada pela empresa Havaianas. Para tanto se utilizará a pesquisa bibliográfica e uma análise através de uma abordagem interdisciplinar e crítica do discurso (Análise do Discurso Crítica) proposta por Charaudeau (2008), Thompson(2000) e Carrascoza (2002).


Palavras-chave:  consumo, mulher, publicidade, turística, exterior