Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade O CONSUMO DA MULHER NA PUBLICIDADE TURÍSTICA DESTINADA AO EXTERIOR Analaura Corradi (Universidade da Amazonia); Luiza Elayne Azevedo Luíndia (Universidade Federal do Amazonas)
ResumoA relação estabelecida via a publicidade, diz respeito ao impacto social, econômico e cultural do desenvolvimento do turismo de massa e suas implicações no cotidiano das sociedades, dos países de economias periféricas como o Brasil. Desconstrução desse universo da publicidade turística destinada principalmente ao exterior, apesar de estarmos no século XXI e do feminismo há uma carga de estereótipos, ditos populares e enfocando o Brasil como o país modelo exportador de turismo sexual com características paradisíacas de paisagens e de mulheres sensuais. Para tal estabelece um contundente paralelo analisando a publicidade Lune de Miel veiculada pela empresa Havaianas. Para tanto se utilizará a pesquisa bibliográfica e uma análise através de uma abordagem interdisciplinar e crítica do discurso (Análise do Discurso Crítica) proposta por Charaudeau (2008), Thompson(2000) e Carrascoza (2002). Palavras-chave: consumo, mulher, publicidade, turística, exterior |