Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.1656-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

ASPECTOS DA ECONOMIA MUSICAL POPULAR NO BRASIL: O CIRCUITO DO FUNK CARIOCA

Simone Maria Andrade Pereira de Sá (Universidade Federal Fluminense); Gabriela de Oliveira da Silva Miranda (Universidade Federal Fluminense)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo aprofundar a discussão sobre aspectos da cadeia de produção, circulação e consumo do funk carioca. A premissa é a de que o funk criou, desde sua consolidação nos anos 80, um circuito pioneiro de produção, circulação e consumo relativamente autônomo e sustentável em relação ao modelo das grandes gravadoras, que o aproxima de outros negócios musicais, tais como o tecnobrega no Pará; e o forró eletrônico, no Nordeste, investigados respectivamente por Castro e Lemos (2008) e Trotta (2010), permitindo-nos esboçar um modelo de economia musical popular no Brasil bastante eficaz para os novos tempos, caracterizados como de crise da indústria fonográfica.


Palavras-chave:  funk carioca, mercado musical, autonomia