Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1665-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

A MULHER NA PUBLICIDADE DO PRIME-TIME TELEVISIVO: REFLEXÕES SOBRE O CONSUMO EM UM ESTUDO COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL

Marcia Perencin Tondato (Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM)

Resumo

Entendendo que as mulheres têm papel preponderante na definição e disseminação de práticas de consumo familiar, apresento aqui análise de inserções publicitárias no prime-time no Brasil e em Portugal. A publicidade é entendida como um novo ato de fala, que ressignifica os signos existentes, com outra sintaxe, sendo reconhecido como mito apenas o que for identificado já entre os mitos existentes e que circulam na sociedade ou uma determinada cultura. A análise realizada busca, nas mensagens, pistas sobre a identidade da mulher, pensando o consumo como algo que começa com o uso que os indivíduos fazem das mercadorias na definição de posições nas relações sociais, e a linguagem um elemento essencial desse processo. O que será consumido torna-se um signo, resultando que consumimos como um processo de pertencimento.


Palavras-chave:  comunicação, consumo, identidade, publicidade, mulheres