IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda A TRAJETÓRIA CIRCULAR DOS SIGNOS NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA Mariana Ayres Tavares (Universidade Federal Fluminense)
ResumoPretende-se demonstrar, por meio de teorias da recepção e da semiótica, a aplicabilidade de um “modelo circular” de comunicação também no âmbito da publicidade. Ao observar a interação dos signos com as marcas e a sociedade é possível traçar uma circularidade no movimento do signo entre as etapas de produção e recepção da mensagem publicitária. A proposta do trabalho é identificar as transformações sofridas pelo signo e sua trajetória circular, na qual, um signo contextualizado socialmente é desterritorializado pela produção publicitária e recebe um novo sentido. Em um segundo momento, a recepção, este signo recebe várias interpretações voltando para a sociedade com o seu sentido ampliado reterritorializado. Observaremos este processo auxiliando a construção do posicionamento de grandes marcas. Palavras-chave: Publicidade, Signos, Semiótica, Teorias da recepção, Itaú |