Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.1672-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

MARKETING DE GUERRILHA E INTERATIVIDADE NO CIBERESPAÇO: O CASO DO VIRAL OLD SPICE

Acsa dos Santos Lima (Instituto de Educação Superior da Paraíba); Luana Ellen de Sales Inocencio (Instituto de Educação Superior da Paraíba); Cândida Maria Nobre de Almeida Moraes (Instituto de Educação Superior da Paraíba)

Resumo

Objetivando-se gerar buzz marketing positivo, com baixo custo de mídia e alto poder de impacto, o marketing de guerrilha e o viral, uma de suas estratégias, trazem ao consumidor e ao mercado, novas perspectivas de interação com o conteúdo publicitário, combinando inovação e criatividade, além da experimentação no uso das mídias digitais, bem como todos os seus processos de criação e produção. Realizando um estudo de caso para melhor ilustrar, foi analisada a campanha viral “The man your man could smell like” criada para a marca Old Spice, considerada a melhor campanha de mídias sociais de todos os tempos, e as ações para sua efetiva repercussão dentro do ciberespaço, à luz dos alicerces teóricos da cibercultura e do marketing de guerrilha, que possibilitaram essas observações, fundamentando e norteando sua análise.


Palavras-chave:  Marketing de guerrilha, viral, interatividade, ciberespaço, Old Spice