IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda FLUXO PUBLICITÁRIO: OS IDOSOS NA CENA DO CONSUMO E DA PUBLICIDADE NO BRASIL. Christiana Cirne Lima de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Patricia Sanae Tanabe (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
ResumoEste trabalho contempla a primeira etapa do projeto “Fluxo Publicitário: estratégias de produção publicitária, anúncios e apropriações pelos consumidores”. O objetivo desta etapa da pesquisa é reunir informações acerca das práticas de consumo de produtos de higiene pessoal e as apropriações de sua publicidade pelos consumidores. A unidade de pesquisa é composta por homens e mulheres idosos, de diferentes classes sociais. Os dados são fruto de uma pesquisa qualitativa realizada, individualmente, através da técnica de entrevista semi-estruturada, não sem antes um embasamento teórico sobre temas como publicidade, recepção e consumidor. Os resultados apresentados permitem compreender a relação que os idosos mantêm com a publicidade dos produtos em questão e, também, seus hábitos de consumo. Palavras-chave: fluxo publicitário, recepção, consumo, idosos |