Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.1710-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

NOVO CENÁRIO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: GESTÃO E GERENCIAMENTO DE CRISE NAS REDES SOCIAIS. UMA ANÁLISE RETÓRICA DA CRISE NAS REDES SOCIAIS DA MARCA AREZZO

Patricia Brito Teixeira (Casper Líbero)

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar como as organizações estão mais suscetíveis as crises no mundo composto pela sociedade do risco e sociedade de rede, na qual a velocidade da informação possui o poder de eclodir uma crise com grandes danos à reputação da marca, oriundas de ameaças não calculadas e previstas. Neste artigo foi realizado um estudo da crise da Arezzo nas redes sociais, utilizando a metodologia de análise de retórica e de conteúdo. Para finalizar, como base na metodologia de cunho exploratória bibliográfica – mesclando conceitos de crises e comunicação digital –, o texto traz uma contribuição às organizações, e gestores de comunicação, de como realizar a gestão e gerenciamento nas redes sociais.


Palavras-chave:  Sociedade da Informação; Crises nas organizações; Comunicação Organizacional; Gestão e Gerenciamento de crise nas redes sociais