Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.1712-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

PROPAGANDA PARTIDÁRIA GRATUITA: SEUS DILEMAS E IMPLICAÇÕES SOBRE OS PARTIDOS POLÍTICOS E A COMUNICAÇÃO POLÍTICA BRASILEIRA

Giliard Gomes Tenório (Instituto de Estudos Sociais e Políticos)

Resumo

O trabalho procura destacar brevemente as características da Propaganda Partidária Gratuita (PPG), espaço concedido aos partidos brasileiros em cadeia nacional de rádio e televisão fora do período eleitoral. Trata-se de um objeto de caráter originariamente partidário, que busca oferecer às siglas uma oportunidade de visibilidade de sua identidade e programa junto à população. Por outro lado, a PPG também pode ser definida como propaganda, cuja aplicação ao mundo da política (notadamente por meio das campanhas políticas e eleitorais) tem sido definida pelas práticas de valorização da imagem dos candidatos em detrimento de elementos coletivos. Disso emergem debates sobre declínio partidário, individualização das candidaturas, profissionalização da política, etc., questões que orientam o estudo desenvolvido aqui.


Palavras-chave:  Comunicação política, campanhas eleitorais, partidos políticos