IJ: Intercom Júnior - Jornalismo POR UMA SOCIOLOGIA DOS EMISSORES, A URGÊNCIA DOS ESTUDOS REFERENTES AO ETHOS JORNALÍSTICO Geilson Fernandes de Oliveira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte); Maria Adriana Nogueira (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte)
ResumoMuito se fala na atualidade sobre a imprensa e o seu poder de influência na sociedade, mas pouco têm-se estudado sobre os profissionais que a compõe – os jornalistas. Nesta perspectiva, o estudo aqui apresentado, enquanto um breve recorte de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, objetiva tornar visível a necessidade dos estudos referentes à identidade (ethos) profissional dos jornalistas na atual conjuntura, como forma de preencher as lacunas existentes no estudo do campo jornalístico; visualizando a pesquisa empírica como uma das formas mais profícuas para estes estudos. Neste artigo, partimos do pressuposto de que compreender uma forma de ser/estar, agir, falar e ver o mundo dos profissionais do jornalismo possibilitaria a composição de uma sociologia dos emissores, e conseguintemente, uma melhor compreensão sobre os mecanismos que alicerçam o fazer diário dessa profissão. Palavras-chave: Jornalismo, Ethos, Emissores |