Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional AS PRÁTICAS COMUNICATIVAS NAS ORGANIZAÇÕES EM TEMPOS DE COMUNICAÇÃO EM REDE E NARRATIVAS TRANSMIDIÁTICAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADES José Antonio Martinuzzo (Universidade Federal do Espírito Santo)
ResumoConsiderando as organizações como sistemas dinâmicos e porosos quanto à sua inarredável condição de copartícipe da tessitura socioeconômica, política e cultural, influenciando e sofrendo influências em seus âmbitos internos e externos, propõe-se, neste artigo, uma reflexão acerca das práticas e estratégias da comunicação organizacional frente à mudança de paradigma comunicacional que se experimenta nos marcos da sociedade em rede nestes anos iniciais do século XXI. A comunicação em rede, marcada pela constelação de mídias à disposição dos usuários emissores e receptores, originando novos protocolos comunicacionais, apresenta renovados desafios às práticas comunicativas que pretendem estabelecer, potencializar e ampliar interfaces entre organizações e seus públicos-alvo. Como estudo de caso, apresenta-se a experiência de comunicação transmidiática em rede do Detran-ES. Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Comunicação em Rede, Imagem |