Intercom 2011
ResumoID:DT4-FO.1761-1


DT4: DT 4 - GP Fotografia

PÔSTER COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO: UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA E TÁTICAS DO DESIGN GRÁFICO

Maria Eliana Facciolla Paiva (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho escreve sobre a origem e a essência do pôster fotográfico, considerado como veículo de comunicação introduzido por meio dos processos das tecnologias de impressão. Estabelece um pequeno histórico das etapas de afirmação conceitual do projeto do design do objeto que busca compreender na visualidade as maneiras de atrair e instigar o público. A proposta do texto está articulada em função das táticas criativas do design gráfico e no uso de fotografias como argumentos instrumentais de interesse das imagens técnicas com vínculo comunicativo. Será a partir da seleção qualitativa de algumas imagens fotográficas e de pôsteres conhecidos, que a pesquisa demonstra o uso pragmático das fotografias. Uso este que se torna um atributo da matriz gráfico-visual que aponta, de maneira geral, para a utilização factual da fotografia-documento na passagem para a fotografia-expressão.


Palavras-chave:  pôster, arte aplicada, fotografia, táticas do projeto gráfico, design do objeto