Intercom 2011
ResumoID:DT7-GC.1776-1


Área: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

HIPERLOCALISMO NO JORNALISMO ON-LINE: ALTERNATIVAS PARA VENCER A CRISE E CONQUISTAR AUDIÊNCIAS

Maria José Baldessar (Universidada Federal de Santa Catarina); Pedro Delagnello (Universidade Federal de SC)

Resumo

Este artigo discute as alternativas que estão sendo buscadas pelas empresas de comunicação para vencer a crise de audiência/confiança que se estabeleceu a partir da década de 90, e se acentuou com a ascensão da internet e seu ferramental a partir dos anos 2000. Entendendo o jornalismo como um território, um espaço simbólico institucionalizado, onde existe um conjunto de regras, costumes e um senso de ética que regem a convivência dentro dele, estabelecemos que as bases históricas desse território estão nos métodos de produção e transmissão de informações, que evoluíram conforme e/ou apesar do desenvolvimento tecnológico. Para dar conta da complexidade dessa problemática nos referenciamos em Lemos (2006), Ashford (1991), Burns, Saunders e Wilson (2008), Metzgar, Kurpius e Rowley (2009), analisando as experiências do Texas Tribune e do Patch.com.


Palavras-chave:  Jornalismo online, economia da mídia, jornalimso hiperlocal, Patch.com, Texas Tribune