Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT7.1779-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

TWITTER E CIDADANIA: ESTUDO DE CASO DO PROJETO ELEITOR 2010

Aline Matte (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Mariangela Torrescasana (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)

Resumo

A proposta desta pesquisa é entender o papel do Twitter como instrumentos de mídia cidadã, na perspectiva de estimular a participação dos usuários no exercício da cidadania. Para isso, analisou-se o perfil do Projeto Eleitor 2010 no Twitter nos 30 dias anteriores ao pleito eleitoral de 2010. O projeto atuou com uma plataforma de denúncias sobre irregularidades nas eleições. Conceitos de participação e cidadania nortearam a análise de conteúdo, dividida em dois momentos: o estudo dos valores das redes sociais segundo Raquel Recuero e os níveis de participação possibilitados pelo projeto. A partir dos resultados obtidos é possível considerar que iniciativas como o Eleitor 2010 são importantes para a participação de jovens na discussão política e representa ainda um importante avanço para a democratização da comunicação.


Palavras-chave:  Eleitor 2010, Mídia Cidadã, participação, Twitter