Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.1794-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

REDES SOCIAIS BASEADAS EM LOCALIZAÇÃO: UM NOVO PRINCÍPIO PARA MÍDIA PUBLICITÁRIA

Rodrigo Duguay da Hora Pimenta (Universidade Católica de Pernambuci); Karla Regina Macena Patriota Bronzstein (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Em todos os tempos as atividades desenvolvidas pelos homens sempre estiveram relacionadas aos locais onde estes estavam. Hoje, um grande número de dispositivos tecnológicos móveis e pessoais ressalta isso, pois tem, entre suas funções, a identificação geográfica de seus usuários. Nesse cenário, o uso da geolocalização e de suas camadas digitais de dados sociais, presentes nesses aparelhos, desponta como uma peculiar ferramenta publicitária – o que enriquece as ações estratégicas da contemporaneidade. Pensando em tal contexto mercadológico, o presente trabalho promove uma reflexão sobre esta realidade e analisa as redes sociais baseadas em localização: Foursquare, Foodspotting e Google Places – que, ao usarem a convergência dos aparelhos modernos, promovem publicidade, interatividade e compartilhamento entre seus participantes.


Palavras-chave:  Mobile Marketing, Geolocalização, Redes Sociais, Publicidade