Intercom 2011
ResumoID:DT2-PP.1796-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Propaganda Política

ESTRATÉGIAS DE PROPAGANDA POLÍTICA COM FOCO NO REPOSICIONAMENTO PARTIDÁRIO: UM NOVO MODELO DO PMDB NO ESTADO DE SÃO PAULO COM O FIM DO “QUERCISMO”

Roberto Gondo Macedo (Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM / Univers)

Resumo

O processo de redemocratização brasileira foi conquistado pela mobilização nacional e por centenas de atores políticos dos mais diversos estados da federação que fomentaram o sentimento de luta pelo sufrágio eleitoral. Muitos desses políticos da década de 70 e 80 do século passado foram eleitos e criaram um domínio político em muitos estados brasileiros, tendo por anos a predominância do poder entre duas ou três famílias envolvidas no universo político regional. O objetivo do artigo é demonstrar como que a propaganda política partidária atual está modificando esse cenário, com a saída do poder de atores políticos mais antigos, por fatores diversos e o posicionamento de novas lideranças. O recorte é direcionado ao estado de São Paulo, no Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB e na atuação de Orestes Quércia nas últimas décadas.


Palavras-chave:  propaganda política, eleições, poder, partido político, governo