Intercom 2011
ResumoID:DT7-GC.1813-1


Área: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

O RIO DE JANEIRO NO CINEMA: ENTRE A “CIDADE MARAVILHOSA” E A “CIDADE PARTIDA”, O SONHO DE SER UMA “CIDADE GLOBAL”

Rafael Orazem Casé (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

O Rio de Janeiro, em uma ação conjunta da prefeitura e do governo do Estado, lançou uma ofensiva para conseguir maior visibilidade cinematográfica e, consequentemente, a divulgação de seus atrativos. A estratégia visa transformar a cidade em um polo cinematográfico mundial, além de buscar divisas através do investimento dos grandes estúdios e do aumento do turismo decorrente da exposição da imagem da cidade ao redor do mundo. A iniciativa que segue modelos vitoriosos aplicados em outras grandes metrópoles como Paris e Nova Iorque, no entanto, encontra resistência entre alguns profissionais brasileiros. Este artigo tem como objetivo descrever a iniciativa governamental e analisar a imagem do Rio de Janeiro na produção filmográfica mundial.


Palavras-chave:  Cinema, Turismo, Economia, Cidade