Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT4.1814-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

A CORPORAÇÃO E AS POSSIBILIDADES DOS QUADRINHOS BRASILEIROS NOS NOVOS MEIOS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO

Marcelo Soares de Lima (Universidade Federal da Paraíba)

Resumo

Com as novas tecnologias as histórias em quadrinhos têm ampliado seu leque de possibilidades, incluindo dentre seu mercado de alcance a internet e telefones celulares. Nosso estudo enfoca-se na história em quadrinhos virtual A Corporação e seu exemplo de transmídia, onde disponibiliza histórias tanto em um portal quanto por aparelho móvel. Nosso objetivo é colocar em debate as possibilidades criadas pelo avanço dos meios digitais e sua integração com as histórias em quadrinhos, quais mudanças poderão ocorrer, que mercados surgirão, o quanto auxilia a diversificação temática do meio. Apesar de alguns poréns, como a escolha pelo uso de vídeo ao invés de quadrinho nas histórias complementares, A Corporação aponta para um novo caminho das histórias em quadrinhos brasileiras.


Palavras-chave:  cibercultura, histórias em quadrinhos, narrativas transmidiáticas