Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.1838-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

A EMBALAGEM, O MARKETING E O DESIGN: A INFLUÊNCIA SOBRE O CONSUMO INFANTIL DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS.

Alexandre Coelho Rodrigues Gomes (universidade FUMEC-Faculdade de Ciências Humanas); Débora Persilva Soares (universidade FUMEC-Faculdade de Ciências Humanas); Sérgio Arreguy Soares (universidade FUMEC-Faculdade de Ciências Humanas); Admir Roberto Borges (universidade FUMEC-Faculdade de Ciências Humanas)

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a embalagem como uma poderosa ferramenta de marketing, desenvolvida e pensada de maneira mercadológica com o intuito de influenciar nas decisões dos consumidores. Uma embalagem bem planejada, que leve em conta a cultura, o público-alvo e o mercado, pode se tornar um poderoso diferencial competitivo. Como um recorte do tema, focou-se nas embalagens de produtos alimentícios voltados para o público infantil, e a influência que as mesmas têm nas decisões de compra das crianças. A cor, a forma, as imagens, a textura, tudo isso pode influenciar a escolha das crianças por um determinado produto, em detrimento de um produto concorrente.


Palavras-chave:  embalagem, design, marketing, crianças, consumo