Intercom 2011
ResumoID:DT6-CD.1844-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Educação

DA ALIENAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DO MUNDO MOSAICO: COMO A EDUCOMUNICAÇÃO PODE SER FUNDAMENTAL DO PROCESSO DE LETRAMENTO DO INDIVÍDUO

Jimi Aislan Estrázulas (Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Este artigo trata da problemática da alienação diante do mundo múltiplo de informações. Desmistifica a alienação do ponto de vista de transferência de propriedade, seja de ação ou pensamento, e centra este fato sobre o analfabetismo midiático e, num processo maior, no iletramento midiático. Analisa, a partir de uma abordagem sistêmica da ação do indivíduo e do funcionamento dos meios de comunicação, como a falta de um projeto de educação para as mídias pode ser o fator alienador e antidemocrático. Com base numa revisão bibliográfica de educadores e comunicadores, propõe-se a educomunicação como disciplina permanente e estruturada dentro do complexo escolar. Solidificando, a longo prazo, estruturas internas no indivíduo, capaz de levá-lo ao uso de leituras e escritas das mídias para ações críticas na prática do dia a dia.


Palavras-chave:  Educomunicação, Paulo Freire, Alienação, Letramento Midiático