Intercom 2011
ResumoID:DT2-ME.1855-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Marcas e Estratégias

AS LEGÍTIMAS QUE TODO MUNDO USA. A MUDANÇA SÍGNICA DA MARCA HAVAIANAS E SEU REFLEXO NAS PROPAGANDAS.

Alhen Rubens Silveira Damasceno (Universidade de São Paulo)

Resumo

A marca de uma empresa representa uma conexão simbólica importantíssima entre o produto e seus clientes. Esse atrativo é marcado pelo modo como a marca é vista, sentida e, principalmente, vivenciada pelos consumidores. Através dessa perspectiva simbólica que a marca exerce, esse trabalho tem como objetivo estudar a ressignificação da produção simbólica da marca de sandálias Havaianas. Como ela transferiu uma carga simbólica tão expressiva que fez com que o produto, sandália, deixasse de ser um produto popular para ganhar um status elitista, da moda. O suporte teórico será pela concepção de marca da autora Perez e das semióticas peirciana e greimasiana.


Palavras-chave:  marca, mudança sígnica, semiótica, publicidade