Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT7.1868-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

MORADOR DE RUA - DA QUESTÃO SOCIAL PARA A QUESTÃO MIDIÁTICA

Delano Augusto Correa de Almeida (Estácio FAP (Faculdade do Pará))

Resumo

Analisa o discurso constituído nas mídias em relação ao morador de rua. A partir da Análise do Discurso (A.D.), Patrick Charaudeau (2009), revela-se a imagem do sem domicílio – instituída pela sociedade – em matérias do Diário Online. Pela pesquisa aplicada, qualitativa e bibliográfica, apresenta-se do ponto de vista sociológico, o modo de vida e as tipificações atribuídas a quem mora na rua. Faz-se um estudo da forma como as mídias corroboram as aspirações de quem detém influência política e econômica. Verifica-se o jornalismo, como servidor da sociedade, informando e defendendo os cidadãos de eventuais abusos do poder; mas que, em contrapartida, também é uma empresa e representa um poder. Como resultado, na análise das matérias, encontramos as representações sociais do bêbado, criminoso, sub-humano, doente mental, sujo e drogado, sendo reforçados pela imprensa.


Palavras-chave:  Morador de rua, Domicílio, Sociedade, Imprensa