Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1877-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

A PUBLICIZAÇÃO E AS VOZES DAS CONSULTORAS: A MEMÓRIA DAS COMUNIDADES NATURA DO MUSEU DA PESSOA

Sílvia Góis Dantas (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

Resumo

Este artigo desenvolve um estudo sobre publicização, tomando como objeto as narrativas da Memória das Comunidades Natura do portal Museu da Pessoa. A partir de três momentos marcantes da evolução social da mulher apresentados por Lipovetsky (2000), pretendemos demonstrar como o fator profissional tornou-se fundamental para a constituição da identidade feminina. Nesse contexto, a apresentação de histórias de vida com narrativas sobre o trabalho surge como estratégia de publicização, conceito que vai além da publicidade tradicional para abranger novos pontos de contato com o discurso da empresa. Amparado pela análise de discurso de linha francesa, o artigo busca perceber os significados do trabalho e consumo presentes nas narrativas das consultoras.


Palavras-chave:  Comunicação e consumo, comunicação e trabalho, publicização, narrativas, Museu da Pessoa