Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem POR UMA TEORIA DA PUBLICIZAÇÃO: TRANSFORMAÇÕES NO PROCESSO PUBLICITÁRIO Vander Casaqui (PPGCOM ESPM-SP)
ResumoEste artigo tem como enfoque a análise das transformações do processo publicitário, influenciado que é pelo cenário atual, onde se combinam novas tecnicidades, socialidades, ritualidades e institucionalidades - configuradas em pontos de encontro de consumidores, produtores, mercadorias e fluxos de comunicação. A estrutura de nossa reflexão é organizada em torno do modelo proposto por Martín-Barbero: partimos da discussão sobre as Matrizes Culturais da publicidade, para chegar às questões dos contratos comunicacionais atualizados pelas formas contemporâneas da comunicação vinculada ao consumo. Este percurso teórico objetiva sinalizar os focos de interesse dos estudos da publicização – conceito que abrange as mutações das estratégias que envolvem a comunicação persuasivo-sedutora de corporações, marcas e mercadorias. Palavras-chave: comunicação e consumo, publicização, publicidade, linguagem, trabalho |