Intercom 2011
ResumoID:DT1-JI.1884-1


Área: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

O JORNALISMO POPULAR E AS PRÁTICAS PUBLICITÁRIAS

Mirian Martins da Motta Magalhães (Centro Universitário Augusto Motta); Alexandre Carlos Madruga (Centro Universitário Augusto Motta)

Resumo

Desde seus primórdios, o jornal impresso luta pela sua permanência buscando formas de atrair cada vez mais leitores, seja pela natureza de suas informações – no início majoriatariamente referentes à política e à economia, seja pela veiculação de um conteúdo mais emocional, as chamadas fait divers – com a fórmula sexo, sangue e violência estampando e clamando pela curiosidade popular. Entretanto, com a inserção da publicidade nas páginas dos jornais, a atividade passou a ter que lidar também com estratégias comerciais (estratégias de marketing), unidas às práticas jornalísticas já fundamentadas na atividade. Atualmente o denominado jornalismo popular tem crescido, arrebatando mais leitores diariamente. Esta pesquisa visa refletir sobre o aumento desta preferência, porém relacionando-a também ao crescimento da inserção publicitária nestes periódicos.


Palavras-chave:  jornalismo popular, publicidade, estratégias comerciais, fidelização