Intercom 2011
ResumoID:DT8-TC.1895-1


Área: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

A TRANSMISSÃO CULTURAL DA FÓRMULA 1 PELA TEORIA COMUNICACIONAL DE JOHN B. THOMPSON

Lucas Augusto Costa Pinto Giavoni (Universidade de Sorocaba)

Resumo

O objetivo desta comunicação é analisar a Fórmula 1, apontada como a principal categoria automobilística esportiva mundial, através dos aspectos de Transmissão Cultural propostos por John B. Thompson em seu livro Ideologia e Cultura Moderna. De acordo com o pesquisador britânico, a produção e circulação de bens simbólicos, inclusive as modalidades esportivas, são inseparáveis das indústrias da mídia. E a Fórmula 1, que possui um processo de profissionalização e expansão de público intimamente ligado ao advento das transmissões de TV via satélite, pode ser avaliada hoje como um fenômeno midiático e comunicacional de caráter global, pouco explorado analiticamente através das teorias da comunicação e da cultura.


Palavras-chave:  Transmissão cultural, teorias da comunicação, Fórmula 1, John B. Thompson, bens simbólicos