Intercom 2011
ResumoID:DT8-SC.1903-1


Área: DT 8 – GP Semiótica da Comunicação

A FELICIDADE COMO SIGNO DO IMAGINÁRIO SOCIAL

Francismar Formentão (UNICENTRO)

Resumo

Pesquisadores apenas recentemente perceberam quanto o estudo sobre a felicidade pode propiciar discussões sobre os mais variados aspectos da sociedade e do próprio homem. A felicidade constitui signo ideológico que no processo de comunicação e interação social adquire sentido. Assim, a semiótica da comunicação pode observar como este signo constitui-se no imaginário social e organiza modelos e condições da sociabilidade humana, formas e conteúdos para estas relações. O imaginário sobre a felicidade reflete-se no signo ideológico, valorado na comunicação e na interação social. Na história, a felicidade adquire uma multiplicidade de sentidos, mas sempre em relação a um imaginário que influencia estes valores ligados a cultura e ao social no processo comunicativo.


Palavras-chave:  Comunicação, Felicidade, Semiótica, Imaginário, Ideologia