Intercom 2011
ResumoID:DT3-CO.1926-1


Área: GP Relações Públicas e Comunicação Organizacional

AS ORGANIZAÇÕES E AS METÁFORAS: ANÁLISE SOBRE DISCURSOS INSTITUCIONAIS DE AGÊNCIAS BRASILEIRAS DE COMUNICAÇÃO

Boanerges Balbino Lopes Filho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA); Raphael Silva Souza Oliveira Carvalho (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)

Resumo

As metáforas organizacionais se constituem na base de estudo do presente artigo, amparadas nas obras de autores como Morgan, Casula, Pinker, Edvinsson, Nuñes, Putnam, Tomasi, Medeiros, Panzarani, Capra, Sardinha, Draaisma, Wood Jr., Black, entre outros e diretamente relacionadas aos discursos institucionais de onze agências de comunicação brasileiras, destacadas pelo Prêmio Aberje 2010. Perceber os elementos discursivos referentes às categorias metafóricas descritas pelos autores nos discursos empresariais e entender de que maneira a utilização destes recursos impactam na forma como as organizações se representam discursivamente são alguns dos objetivos do respectivo artigo, parte do resultado do projeto de pesquisa desenvolvido por alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG


Palavras-chave:  discursos, metáforas, agências de comunicação, organizações