Intercom 2011
ResumoID:IJ-DT2.1929-1


IJ: Intercom Júnior – Publicidade e Propaganda

O MIX DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL: A CLASSIFICAÇÃO DOS SITES DE COMPRAS COLETIVAS DE JOÃO PESSOA/PB NA VISÃO DAS EMPRESAS

Jacielly de Almeida Farias (INSTITURO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA PARAIBA); Acsa dos Santos Lima (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA); Taynã Morais Simões (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA); Valessa Aires de Carvalho (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA); Lucila Maria Santiago Carneiro (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA); Cândida Maria Nobre de Almeida Moraes (INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA)

Resumo

Diante do crescimento das opções de sites de compras coletivas na cidade de João Pessoa, optamos por desenvolver uma pesquisa sobre tal fenômeno na capital paraibana. Neste sentido, traçamos como objetivo geral, averiguar como se classificam estes sites em relação ao composto de marketing. Optamos por realizar uma pesquisa de campo, aplicando formulários para 40 empresas que disponibilizaram ofertas em 20 sites de compras coletivas, buscando entender, a partir do olhar das mesmas, qual seria a classificação das compras coletivas. Esta pesquisa junto aos estudos bibliográficos nos permitiu compreender que os sites de compras coletivas podem se configurar como agregadores de produtos/serviços; como estratégia de preço, na visão do consumidor, e como estratégia de promoção no ponto de vista da empresa que oferta.


Palavras-chave:  Composto de marketing, Sites de compras coletivas, Empresas