Intercom 2011
ResumoID:DT1-TJ.1932-1


Área: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

O WEBJORNALISMO E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: OS IMPACTOS SOBRE O FAZER JORNALÍSTICO E AS EMPRESAS DE COMUNICAÇÃO

Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

Apontada como a maior revolução nas comunicações desde a prensa de Gutenberg, a internet está redefinindo práticas e rotinas sacramentadas ao longo dos mais de 200 anos da imprensa no Brasil. O novo contexto da sociedade da informação e a evolução das redes sociais criam uma nova realidade com profundos impactos na empresa jornalística. O que antes era estático, uma via de mão única com o leitor, e com modelos definidos de produção e financiamento passa a ser colocado em cheque. Tendo como pano de fundo a relação entre os portais e as ferramentas sociais (às vezes aliadas, outras concorrentes), a velocidade como fetiche, o aumento da participação do leitor e as potencialidades da webnotícia, o presente trabalho tem como objetivo analisar quais os impactos dessas mudanças sobre o fazer jornalístico.


Palavras-chave:  webjornalismo, redes sociais, rotinas produtivas, comunicação