Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1934-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

MODERNIZAÇÃO NO BRASIL DOS ANOS 1950: OS NÃO DITOS NOS AUTO-ANÚNCIOS DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA

Tânia Márcia Cezar Hoff (Escola Superior de Propaganda e Marketing); João A. Carrascoza (Escola Superior de Propagand ae Marketing)

Resumo

Este artigo é parte do projeto de pesquisa “Ditos e não-ditos da narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950”, que os autores vem desenvolvendo, com o apoio do CAEPM – Centro de Altos Estudos da ESPM. Inicialmente, contextualiza as linhas de força do projeto e sintetiza o primeiro movimento de análise de discurso da investigação – os “ditos” mais freqüentes nos anúncios das agências de propaganda veiculados na revista Publicidade e Negócios ao longo da década de 1950. Na sequência, núcleo central do texto, apresenta o segundo movimento de análise – os “não- ditos” perceptíveis à margem do que foi dito nesses mesmos anúncios em relação ao desenvolvimento econômico do país e às práticas de consumo da época.


Palavras-chave:  Publicidade, análise de discurso, modernização, consumo, Brasil dos anos 1950