Intercom 2011
ResumoID:DT5-CI.1947-1


Área: DT 5 - GP Cibercultura

A INFLUÊNCIA DA TEMPORALIDADE DOS MEIOS DIGITAIS NAS ELEIÇÕES 2010

Fernanda Mara Dias Baldioti (Uerj)

Resumo

A eleição presidencial de 2010 foi a primeira na qual candidatos puderam fazer uso como plataforma de campanha de outros mecanismos da web que não fossem os sites oficiais. Este artigo busca analisar como ferramentas como o Twitter, Facebook e Orkut instauraram uma nova temporalidade sobre a rotina de produção de conteúdo dos conglomerados de mídia e das campanhas políticas. Esses meios digitais demandaram dos presidenciáveis uma constante atualização de seus canais de comunicação com internautas/eleitores e jornalistas. Pretendemos mostrar como esse material foi apropriado pela imprensa, que acabou reverberando o que circulava pela rede para além dos domínios da web. Vamos abordar ainda como essa nova temporalidade alterou a rotina dos jornalistas durante a cobertura eleitoral, modificando a gestão do tempo e a relação com as fontes.


Palavras-chave:  internet, campanhas online, jornalismo, agendamento, temporalidade