Intercom 2011
ResumoID:DT2-EL.1954-1


Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem

A ‘POLÊMICA’ NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS COMO PROPAGADORA DOS DISCURSOS DO TERCEIRO SETOR

Gabriela Bezerra Lima (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O Terceiro Setor tem investido na sua inserção nas Redes Sociais Digitais para propagar seus discursos socioambientais. Apesar de defender o emprego de meios dialógicos, os resultados em geral demonstram um apego à lógica do discurso monológico. Para compreender como é possível que o Terceiro Setor potencialize a comunicação bi-direcional com o público alvo, será analisado como são estruturados os discursos que estimularam uma intensificação de trocas comunicativas. Foram analisados os discursos de comunidades do Orkut que geraram uma dinâmica troca de informações, pelos conceitos de ‘polêmica’ definido por Maingueneau e de ‘polifonia’ de Bakhtin, com o objetivo de evidenciar como eles geram um contrato comunicativo, na acepção de Charedeau, para instaurar um diálogo constante com o indivíduo globalizado.


Palavras-chave:  Redes Sociais Digitais, Terceiro Setor, Orkut, Polêmica, Polifonia