Área: DT 2 - Publicidade e Propaganda - Epistemologia e Linguagem DISCURSO TECNOLÓGICO E PRÁTICAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS: REFLEXÕES A PARTIR DA PUBLICIDADE Flávia Mayer dos Santos Souza (UVV); Maria Nazareth Bis Pirola (Centro Universitário Vila Velha)
ResumoPresencia-se, na contemporaneidade, a um grande desfile de anúncios publicitários ao qual a sociedade não somente assiste, mas, do qual, também, participa. Em face desta intensa presença, ganha relevo o estudo do discurso publicitário. Esta pesquisa objetiva analisar os sujeitos instaurados em campanha publicitária da Vivo. O corpus do trabalho são anúncios veiculados na revista Veja, no início do ano de 2011. Tem como arcabouço teórico-metodológico as discussões da sociossemiótica, a partir de Greimas, Landowski e Floch. A análise em foco aponta a estratégia do enunciador de instaurar os diversos perfis de públicos nos anúncios. Demonstra, ainda, o discurso da Vivo que, ao trazer uma promessa transformadora figurativizada em um coração tecnológico, sinaliza a urgência de estudos que se voltem para os discursos e os produtos midiáticos. Palavras-chave: publicidade, semiótica, tecnologia |