Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.2001-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

ESBOÇOS DA IMAGEM DE PALMAS NO JORNALISMO DE TURISMO

Sérgio Ricardo Soares Farias Silva (universidade federal do tocantins)

Resumo

Todo lugar pode ser resumido em um grupo de imagens, que comporão o imaginário tanto dos seus habitantes quanto dos turistas. As diversas formas de comunicação turística têm destacado papel na construção dessas representações, que são a base para a elaboração da divulgação publicitária das localidades. Este trabalho se debruça sobre uma dessas formas de comunicação, o jornalismo de turismo, território de tensões entre a informação e a publicidade, para discutir a imagem veiculada de Palmas, cidade com pouco mais de duas décadas de surgimento e com representação pouco definida, sobretudo fora do Tocantins. Para tanto, os conceitos semióticos de objeto dinâmico e imediato são utilizados para a análise de duas revistas tocantinenses em edições comemorativas do aniversário de Palmas.


Palavras-chave:  jornalismo de Turismo, Palmas, Tocantins, imagem, Semiótica