Intercom 2011
ResumoID:DT8-CT.2002-1


Área: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

DOIS MODELOS DE ETIQUETA ANALISADOS À LUZ DA ÉTICA DA HOSPITALIDADE: RESULTADOS PRELIMINARES

Ana Cristina Maia de Araújo Acosta (Universidade Anhembi Morumbi)

Resumo

O objetivo desta comunicação é mostrar os dados preliminares de investigação comparativa de dois modelos de etiqueta: um, mais próximo da ética da hospitalidade, que é o ser/estar-bem junto com outras pessoas e outro, o seu contrário, que é a busca do parecer ser. Para tanto, elegeu-se como campo de observação empírica dois retratos dessa oposição: o livro Snobérrimo de Marcelino de Carvalho e Na sala com Danuza, de Danuza Leão. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo desses dois livros. A análise de conteúdo é uma técnica de investigação para a descrição objetiva, sistemática e quantitativa do conteúdo de qualquer forma de comunicação. As categorias aqui escolhidas foram as mesmas que Camargo (2003) considera os tempos da hospitalidade humana: o receber, hospedar, alimentar e entreter.


Palavras-chave:  etiqueta, hospitalidade, Danuza Leão, Marcelino de Carvalho