Intercom 2011
ResumoID:DT6-CU.2010-1


Área: DT 6 – GP Comunicação e Culturas Urbanas

METAL MACHINE MUSIC. A “ESTÉTICA DO RUÍDO” NA MÚSICA POPULAR MASSIVA

Fabrício Lopes da Silveira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

Resumo

O álbum Metal Machine Music, lançado em 1975, pelo cantor e compositor nova-iorquino Lou Reed, é um dos precursores (senão o fundador) de uma “estética do ruído” no universo da música popular massiva. Aqui, procuramos entender e descrever esse curioso registro sonoro, sobretudo no que diz respeito a seu impacto (a influência que exerceu sob certos gêneros e certas experiências musicais que o sucederam) e sua dimensão medial (compreendidos aí tanto os materiais de produção, as técnicas de gravação, os instrumentos e os recursos utilizados, quanto o tipo de experiência e/ou situação fruitiva que propõe). Além disso, num breve conjunto de referências teóricas, revisamos também a própria noção de “ruído” – a qual, sem dúvida, o álbum convoca –, que é tão presente, tão importante historicamente, porém tão pouco valorizada no interior das Teorias da Comunicação.


Palavras-chave:  Música Popular Massiva, Noise-Rock, Estética do ruído, Lou Reed