Intercom 2011
ResumoID:DT6-PE.2032-1


Área: DT 6 – GP Produção Editorial

EDIÇÕES INDEPENDENTES E PRÁTICAS EDITORIAIS: NOVAS POSSIBILIDADES DE PUBLICAÇÃO DO IMPRESSO AO DIGITAL

Pablo Guimarães de Araújo (Centro Federal de Educação Tecnológica de MG)

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as mudanças que têm ocorrido no mercado de edições independentes devido às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. A impressão digital – que tornou viável as tiragens muito baixas e a impressão sob demanda –, o surgimento de editoras especializadas em publicação no formato digital e a importância da Internet e das redes sociais como espaços de divulgação e comercialização têm contribuído para que um número crescente de autores decida pela publicação de seus textos, em alguns casos participando diretamente da produção dos livros e da definição do preço de venda. Neste estudo, serão analisadas três iniciativas que apresentam diferenças nas propostas, nas práticas editoriais e nos suportes, mas que estão relacionadas a este novo momento das edições independentes no Brasil.


Palavras-chave:  edições independentes, autores, tecnologia